Home > Novidades > Paranaguá recebe nova ETE

Novidades Krieger

Paranaguá recebe nova ETE

Publicada em 17/12/2010


Estação Nilson Neves tratará 20 litros de esgoto por segundo e atenderá cerca de seis mil moradores

Paranaguá está a caminho de se tornar a primeira no ranking das cidades com os melhores índices de tratamento de esgoto do Brasil com a entrada em funcionamento, a partir de dezembro, da Estação de Tratamento de Esgoto Nilson Neves. A nova ETE vai tratar os esgotos domésticos de seis mil moradores dos bairros Nilson Neves, Jardim Yamaguchi, Conjunto Costa Sul e Caic Paranaguá. As obras, que começaram em março, receberam investimento de R$ 1,4 milhão e a ETE vai tratar 20 litros de esgoto por segundo. O objetivo da CAB Águas de Paranaguá é tratar 75% dos efluentes de toda a população até 2012.

Mário Müller, diretor geral da CAB Águas de Paranaguá, afirma que o processo a ser usado no tratamento dos esgotos da ETE Nilson Neves é o biológico, com lodo ativado. “Essa tecnologia devolve aos rios a água livre de matéria orgânica e de micro-organismos que causam várias doenças”, informa Müller. “Somos o primeiro município brasileiro a usar a tecnologia que já funciona na ETE Emboguaçu e Samambaia”.

Já Giuliano Dragone, diretor técnico operacional da CAB Ambiental, ressalta a eficiência da nova estação. “Dos sistemas de lodo ativado, o usado em Paranaguá é o mais moderno no Brasil, por isso consideramos as ETEs de Paranaguá um laboratório para as outras cidades que operamos”.

Ainda este ano começam as obras da ETE Costeira, que vai tratar os efluentes de 20 mil moradores do Centro Histórico e dos bairros de Oceania, Costeira, João Gualberto, Campo Grande, Alto São Sebastião, Raia e Tuiuti, além de parte do bairro de Alvorada.

“O tratamento de esgoto nas localidades é uma questão de saúde pública, que vai beneficiar adultos e crianças”, diz Mário Müller.

Rua Pomerode, 1201 - Salto do Norte - CEP 89065-300 - Blumenau – SC Fone: (47) 3231-1311 / Fax: (47) 3231-1300

Qualitypress