Home > Novidades > Estação de tratamento de esgoto é entregue em Paranaguá

Novidades Krieger

Estação de tratamento de esgoto é entregue em Paranaguá

Publicada em 18/06/2010


Com a presença do prefeito, vereadores e membros das entidades representativas do município, a CAB Águas de Paranaguá e a Krieger Metalúrgica inauguram ETE que atenderá 4.500 pessoas

 

Entrou em funcionamento na manhã de 1º de junho de 2010, em Paranaguá (PR), a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes Samambaia, a segunda do município e que eleva sensivelmente o índice de efluentes tratados na região.

Com capacidade para tratar uma vazão de 16,5 litros de esgoto por segundo, a ETE Samambaia passa a beneficiar 4.500 moradores dos bairros Samambaia, Jardim Ipê e Casa da Família. "O tratamento de esgoto nas localidades é uma questão de saúde pública, que vai beneficiar adultos e crianças", diz Mário Müller, diretor geral da CAB Águas de Paranaguá. "Além disso, é um cuidado com o meio ambiente em Paranaguá", completa ele.

 

Eficiência e nova tecnologia

A CAB investiu em uma tecnologia de ponta para implantar o sistema de tratamento de esgoto, a mesma tecnologia já utilizada na ETE Emboguaçu, também em Paranaguá. Por meio de um processo biológico de lodo ativado, a ETE devolve aos rios água livre de matéria orgânica e de micro-organismos que causam doenças. Essa inovação torna o município referência em tratamento de esgoto no Estado do Paraná.

Giuliano Dragone, diretor técnico operacional da CAB Ambiental, destaca ainda como a nova estação de tratamento é eficiente. "O diferencial da ETE Samambaia é a sua tecnologia, que combina eficiência e custo extremamente competitivo. Dos sistemas de lodo ativado, este é o mais moderno no Brasil, equivalente à ETE Emboguaçu, também em Paranaguá. De tão inovador e recente, a tecnologia utilizada na ETE pode ser vista como um laboratório".

 

Fonte: http://www.aguasdeparanagua.com.br/index.php (02/06/2010)

Rua Pomerode, 1201 - Salto do Norte - CEP 89065-300 - Blumenau – SC Fone: (47) 3231-1311 / Fax: (47) 3231-1300

Qualitypress